top of page

Blog do D.L.

Foto do escritorDavid Leslie

Prepare-se para receber um novo Agente de Viagens


Semana passada fui almoçar com um bom amigo que , entre outros assuntos , me confiou ter escutado a notícia de que , no hemisfério norte , estavam decretando 2018 como  “o ano doAGENTE DE VIAGENS”  e , a partir desta informação , iniciamos um longo papo sobre o papel deste profissional nos dias de ontem , de hoje e as perspectivas da sua presença no fascinante mundo do amanhã ( que chega rápido , prometendo inacreditáveis mudanças em nosso atual modo de vida ) .


Certa vez me pediram para explicar o porque um viajante deveria sempre consultar um “agente” antes de empreender uma viagem ...e eu me peguei elaborando o seguinte texto :


“  O seu AGENTE DE VIAGENS é , antes de mais nada , um profissional que sabe tudo sobre meios de transporte , acomodação , locação de veículos , cruzeiros marítimos , aluguel de barcos , excursões , passeios turísticos , restaurantes , atrações , aspectos culturais , hábitos e , até , compras , em qualquer região do mundo . Ele é , também , um especialista em outras questões que envolvem uma viagem : conversão de moedas , épocas mais apropriadas para visitar um determinado núcleo , geografia turística , informações climáticas , vestuário recomendável , vistos consulares , vacinas obrigatórias , seguros assistências , participação em feiras , programas de incentivo , congressos e eventos .

O seu AGENTE DE VIAGENS sabe quais os produtos e/ou serviços mais adequados à sua viagem , onde encontrá-los , se disponíveis e quais as melhores condições para adquiri-los . Ele também está constantemente atualizado sobre as melhores ofertas e opções para cada tipo de viagem e de passageiro ... e muito , muito , mais “ .


Sempre soube de que “de médico e agente-de-viagens todos nós temos um pouco”  ( especialmente de uns anos para cá , após o advento da internet e das suas aparentes facilidades e de como esta ferramenta permite cada um de nós cuidar da sua própria viagem ) mas , pessoalmente , recomendarei eternamente procurar um experiente agente de viagens , bem avaliado e de sua total confiança ,  antes de se aventurar numa jornada que poderá , eventualmente , ficar repleta de surpresas ! .


A troca de idéias e de conceitos se alongou por mais um bom tempo e , de um ponto de vista ao outro , lá estávamos , meu amigo e eu , desenhando possíveis cenários e fazendo previsões sobre o imaginável futuro deste mesmo profissional .


E foi assim que visualizei o novo AGENTE DE VIAGENS que , na minha opinião , deverá se “materializar” em não mais que dez ou doze anos :


Talvez eu esteja “viajando na maionese” ( como bem o exprime outro criativo amigo meu ) mas imagino que , mais dia menos dia ( com o incrível avanço da Inteligência Artificial , que já está batendo à nossa porta ) , a Google ou a Microfoft , ou as duas empresas juntas , ou mesmo outra , deverão desenvolver um “mini robô de mesa” ( talvez não maior do que uma bola de vôlei e que nos atenderia por um nome pré-escolhido por nós ) , acoplado ao nosso aparelho de TV assim como a uma impressora e ao nosso notebook , respondendo às nossas mais variadas perguntas além de atender aos nossos mais diversos “comandos” ( através de um sofisticado sistema de reconhecimento de voz ) .

Digamos que apelidei o meu “robô de mesa “ de Horácio ...

Assim , Horácio me acordaria todas as manhãs com um “bom dia Leslie , são sete horas , o tempo está bom e a temperatura de hoje deverá se manter entre 19 e 29°” .


Além de ter a possibilidade de pedir ao Horácio mil coisas ( notícias do dia , informações sobre a bolsa , etc. ) , poderei solicitar ao mesmo inúmeros afazeres ( tais como : cancelar o meu compromisso com meu médico , enviar uma mensagem para fulano e/ou ciclano , encomendar determinados itens ao supermercado , etc. ) .


Mas o que tento incluir , aqui , é como o Horácio poderá se transformar no meu PTA - Personal Travel Agent ( Agente de Viagens Pessoal ) para o qual poderei solicitar centenas de informações , reservas de transporte ou de hotel , aluguel de veículos , aquisição de ingressos para espetáculos , etc.

É assim que me vejo  em contato e me comunicando com o meu novo agente-de-viagens :


-  “Horácio , faça uma reserva e efetue a emissão das passagens saindo em 11 de Julho num vôo que sai entre 11 e 12 horas de São Paulo para Curitiba e regressando de Curitiba para São Paulo no dia 12 de Julho , à tarde , no primeiro vôo disponível após às 16 horas . Emite as passagens no meu cartão VISA , parcelando a compra em três vezes” .


Poderei escutar Horácio me perguntando :  “alguma preferência de assento ou continuo aplicando a seqüência  de escolha como em seus vôos anteriores ?” .


“Horácio , quero também reservar um apartamento individual no Hotel Four Points de Curitiba , entrando dia 11 e saindo no dia 12 de Julho ... Pode reservar passando o número do meu cartão VISA para garantir a reserva” .


Imagino o Horácio me respondendo :  “O Hotel Four Points encontra-se indisponível e a melhor opção que encontrei é o Hotel Radisson ... posso reservar ? “ ( no que responderei como achar melhor ) .


Mil exemplos são poucos : poderei pedir , ao meu PTA - Personal Travel Agent ( Horácio ) informações sobre a previsão do tempo em qualquer parte do mundo , para qualquer época ; pedir a lista dos cruzeiros marítimos saindo de Veneza  com destino às ilhas Gregas com duração entre 7 e 11 dias ; qual o câmbio para a conversão da moeda de um determinado país ; saber quais são as principais palavras no idioma do país que pretendo visitar ; ter um resumo da situação política do lugar para o qual estarei me dirigindo ; saber quais as atrações que não devo deixar de ver ; quais os comentários positivos e negativos emitidos , no Trip Adviser , por outros turistas que passaram na região ; cancelar reservas ; incluir as milhas para as quais tenho direito no meu Smile ; procurar o contato de uma certa pessoa que eu gostaria de encontrar numa cidade qualquer ; quais as recomendações que devo receber antes de empreender uma escolhida viagem ; cuidar de um eventual pedido de reembolso ; ... entre inúmeras outras .


Poderei , também , solicitar ao Horácio me mostrar ( na tela da minha TV ou no meu notebook ) vídeos sobre destinos , hotéis , atrações , navios , restaurantes , parques temáticos , etc.

Enfim o meu “robô de mesa” , o meu Horácio , aprenderá , com o passar do tempo , a conhecer todos os meus gostos e minhas exigências no que diz respeito às minhas viagens e se transformará no meu AGENTE DE VIAGENS , especial e particular .


Um prognóstico louco ? ... não acredito . A tecnologia vem avançando com uma velocidade inacreditável cuja taxa é infinitivamente maior do que a capacidade que temos para acompanhá-la .

E , se ainda posso predizer possíveis variantes , vejo este PTA - Personal Travel Agent  ( “mini robô de mesa” ) ser oferecido ( gratuitamente e/ou por um valor qualquer ) por mega organizações de viagens , para clientes selecionados , a fim destas serem beneficiadas pelo resultado das reservas e das respectivas emissões adendas ( além de estarem oferecendo , em destaque , os seus próprios produtos e serviços ) .


A cabeça e as idéias viajam e acompanham novos e fantásticos tempos por vir .


29 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page